Ataque

Shinzo Abe, ex-premiê japonês, morre após ser baleado em comício

O político tinha muito respeito da população japonesa

O político foi premiê no país em duas oportunidades
O político foi premiê no país em duas oportunidades |  Foto: Reprodução
 

Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro japonês, morreu nesta sexta-feira (8) após ser baleado em um comício no Japão. O crime aconteceu na cidade de Nara, próximo à metrópole Quioto.

De acordo com a televisão japonesa NHK, ele foi levado a um hospital, mas não resistiu. A polícia deteve o suspeito do ataque, identificado como Tetsuya Yamagami, com cerca de 40 anos. Segundo a emissora, ele usou “equipamento semelhante a uma arma”.

Shinzo ocupou o cargo de premiê em duas oportunidades. A primeira entre 2006 e 2007 e a segunda entre 2012 e 2016. Ele tem 67 anos. No momento de sua morte, Shinzo Abe declarava apoio a Kei Sato, um membro da câmara alto do Parlamento para o Senado japonês. 

Participação marcante nas Olimpíadas

No encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, Shinzo apareceu para o mundo vestido de Mario Bros, personagem de jogos eletrônicos que surgiu no Japão nos anos 80.

Ato emblemático chamou a atenção na época
Ato emblemático chamou a atenção na época |  Foto: Reprodução
  

A ação foi uma forma de convidar o mundo para a próxima edição das Olimpíadas, que seria realizada no país nipônico em 2020. O evento multiesportivo aconteceu somente em 2021 devido à pandemia de Covid-19.

< Médica que atestou morte de jovem será investigada no Rio Lenine em seminário de educação ambiental em Niterói <